A equipe do Mídia TN analisou corrida por corrida realizada até o presente momento no campeonato, pra saber quais pilotos mais lideraram voltas no ano. A nossa equipe elaborou um gráfico com uma série de dados e curiosidades, que você confere abaixo:
Números
Total de Voltas na Temporada: 433 Voltas disputadas.
Total de voltas lideradas:
1º: Roberto Júnior: 184 Voltas
2º: Weslley Nascimento: 74 Voltas
3º: Marcelo Rick: 57 Voltas
4º: Bruno Angelim: 40 Voltas
5º: Pyetro Biasio: 28 Voltas
6º: Raphael Arqueti: 21 Voltas
7º: Luiz Italo: 13 Voltas
8º: Daniel Marques: 11 Voltas
9º: André Andrade: 5 Voltas
Curiosidades:
1 - Durante a temporada, houveram 2 pilotos eficientes que faturaram duas corridas liderando por apenas 3 voltas ambas: Weslley Nascimento (GP do Canadá) e Raphael Arqueti (GP da Belgica).
2 - Weslley Nascimento também é o recordista de número de voltas lideradas em uma mesma corrida. O piloto da Ferrari venceu o GP da China liderando avassaladoramente 38 das 40 voltas daquele GP disputado.
3 - A Mercedes é a equipe que mais liderou corridas na temporada (184 voltas), todas com Roberto Júnior. Porém, a equipe é apenas a 3ª colocada no campeonato de construtores, atrás da Williams, a líder, que liderou 78 voltas e a Ferrari, segunda colocada nos construtores e que esteve por 114 voltas na posição de honra.
4 - Falando em Roberto Júnior, o Gaúcho liderou sozinho 184 voltas. Se pegarmos o número de voltas que todos os outros pilotos que são os ''favoritos'' na briga pelo título (No caso pilotos da Ferrari e Williams, além de Alex Rios, companheiro de Roberto na Mercedes) e somarmos o valor será de 192 voltas lideradas na soma de todos, apenas 8 voltas a mais do que Roberto liderou sozinho,
5 - Líder do campeonato, Roberto Júnior mostrou um desempenho fantástico desde a 2ª metade do campeonato até aqui. Na primeira metade, o gaúcho liderou apenas 49 voltas. Na segunda (A partir do GP da Austria), Roberto liderou 135 voltas, quase 3 vezes mais do que ele havia feito até a corrida em Spielberg.
6 - No GP do Canadá, Marcelo Rick marcou 15 pontos, chegando na 3ª posição. Essa corrida ele liderou por 21 voltas, mais do que ele havia liderado somando todas as 5 corridas anteriores (19 Voltas)
7 - Se usássemos como base pra classificação do campeonato o número de voltas lideradas, Roberto Júnior seria o Líder (Como é atualmente), Weslley seria o 2º (5º na tabela real), Rick seria o 3º (4º na tabela real), Bruno seria o 4º (Vice líder na tabela real) e Pyetro seria o 5º (6º na tabela real). Raphael estaria fora da lista dos 5 melhores.
8 - Raphael Arqueti é o 3º colocado na classificação real. Na lista de voltas lideradas, Raphael aparece apenas na 6ª posição, com apenas 21 voltas lideradas durante toda a temporada, o que mostra que o mineiro é eficiente no momento decisivo da corrida e que, na hora do ''vamos ver'', é ele quem ta na frente.
9 - Se usássemos como base o número de voltas lideradas e o número de vitórias conquistadas, a classificação atual dos 6 primeiros do campeonato, seguindo aproveitamento dos pilotos e poder de decisão seria:
1º: Raphael Arqueti
2º Bruno Angelim
3º Roberto Júnior
4º Weslley Nascimento
5º Pyetro Biasio
6º Marcelo Rick
10 - O piloto que mudou da água pro vinho nos dois gráficos foi Roberto Júnior (Liderou quase 3x mais no 1º gráfico do que no 2º gráfico), e quem mudaria do vinho pra água seria Weslley Nascimento (Liderou 69 voltas na primeira parte e apenas 5 voltas na 2ª parte, quase 14x menos no 2º gráfico do que no 1º.
11 - Exceção feita aos pilotos que estão nas equipes ''Tops'' do grid (Mercedes, Ferrari, Williams e RBR), apenas 3 pilotos conseguiram a façanha de liderar voltas com carros menores: Luiz Italo (13 Voltas com a Force India), Daniel Marques (11 Voltas com a Mclaren) e Pyetro Biasio (28 voltas com a STR), este último indo mais além, vencendo o GP da Austrália, 1ª etapa da temporada.
12 - A soma de todas as voltas lideradas das equipes consideradas ''menores que as tops'' dá 42 voltas. Esse número é maior do que o número de voltas lideradas por Bruno Angelim (40), Raphael Arqueti (21) e André Andrade (5). Além disso, Pyetro Biasio, liderando 28 voltas, superou Raphael (21) e André (5) com carros melhores. Já Daniel Marques e Luiz Italo, em conjunto (24), conseguem superar Raphael (21). Individualmente, tanto Daniel Marques (11) quanto Luiz Italo (13) só conseguem superar André Andrade (5).
*OBS: Dados computados dos GPs da Austrália, Malásia, China, Espanha, Mônaco, Canadá, Austria, Inglaterra, Hungria, Bélgica, Itália e Cingapura. O GP do BAHREIN não entrou na lista, pois não estava computado no Liveracers, tornando impossível compreensão de dados.

Excelente trabalho! Merece uma remuneração extra .. hehehehe .. ficou trabalho de profissional isso.
ResponderExcluirObrigado pelo elogio, Raphael. Estamos melhorando o nível à cada dia pra que o leitor sempre tenha prazer em acompanhar a página, sem perder o interesse. Equipe do Mídia TN agradece.
ExcluirQuanto à remuneração, vou ter que dar uma chorada pro chefe.. rsrsrs
Eu liderei *-*
ResponderExcluirCom a Force India cara, não é fácil não.. rsrsrs
Excluir